Afronegócio + Feira Preta

Café Quilombo: marca valoriza tradições afro-brasileiras

Postado em: 23 de Maio de 2025 às 22:35

O empresário Danilo Negrete, de 36 anos, não queria “apenas” vender cafés especiais. Quando criou a marca Café Quilombo, em 2020, ele almejava algo maior: inserir uma nova narrativa sobre a história do café.

Uma narrativa mais inclusiva, que abarcasse, também, as histórias de pessoas negras.

 

“Se criou uma ideia na cabeça das pessoas de que o café é uma bebida do interior de São Paulo. Uma bebida branca, italiana e imigrante. E a gente veio para reivindicar nosso espaço na história sobre a trajetória do café no Brasil”, diz o empreendedor, em entrevista ao blog Afronegócio, da Academia Assaí.

 


VEJA TAMBÉM:


 

Para reivindicar esse espaço, Negrete se inspira na força de mulheres negras que lutaram pela liberdade durante o período da escravidão no Brasil.

Cada café vendido pela marca é uma homenagem a personalidades como Chica Machado, Tereza de Benguela, Dandara dos Palmares e Anastácia.

As quatro mulheres têm suas histórias destacadas nos rótulos e seus rostos ilustram as embalagens, confeccionadas por artistas negros.

 

“A partir do momento que a sociedade compra as nossas embalagens e compram nossos cafés, elas estão consumindo arte, cultura e história”, explica Negrete.

 

Café Quilombo: sabores são inspirados em personalidades negras

 

Café Quilombo - Academia Assaí
Café Quilombo se inspira em mulheres negras para sabores e embalagens. Foto: Carlos Miguel Barros Silva/Divulgação Café Quilombo.

 

Além dos elementos gráficos, as personalidades também inspiram os sabores do café vendido pela marca.

Danilo conta que precisou pesquisar a fundo cada uma das homenageadas para desenvolver notas de sabor que lembram a intensidade de cada uma.

 

“Eu pesquisei bastante. Então pensei em trazer o nome dessas pessoas para a embalagem. Quando eu defini os nomes, fui tentando encontrar uma torra dos grãos de acordo com a personalidade dessas mulheres”, conta.

 

Todos os cafés da marca derivam do mesmo tipo de grão, mas o processo de torra influencia no sabor, criando uma combinação única.

  • Para Dandara, a intenção era ter uma bebida que tivesse corpo, intensidade, mas ao mesmo tempo fosse doce. Isso reflete a personalidade de Dandara dos Palmares como uma mulher forte e guerreira, mas que também tinha a maternidade em sua rotina, o que trazia um "pouco de doçura na vida dela", explica o empreendedor
  • Para Teresa, Danilo queria um café muito mais intenso, mais encorpado, mais forte e amargo. Essa escolha busca representar a história de Teresa de Benguela, uma mulher que "muito sofrida, lutou muito, guerreou muito", sendo uma "rainha de fato" de um quilombo.
     
  • Para Anastasia, a ideia era uma bebida que trouxesse juventude, frescor, sendo mais complexa e que "preenche mais a boca". Essa complexidade e frescor remetem à sua conexão com ervas e à sua atuação como curandeira.
     
  • Já o café “Chica” é um capuccino e busca realçar o sentimento de relaxamento e aconchego. A personalidade homenageada ficou conhecida por comprar e libertar escravizados, oferecendo um novo começo para cada um.

 

Negócio promove fortalecimento da economia negra

 

Café Quilombo - Academia Assaí
Danilo Negrete, proprietário do Café Quilombo. Foto: Matheus Campany/Divulgação Café Quilombo.

 

Um dos valores centrais na visão de negócio do Café Quilombo é o conceito de “Black Money”.

 

"A gente tem uma política em que todas as vezes em que a gente vai fazer uma compra, a prioridade é para um profissional negro", explica Danilo.

 

A diretriz é estendida para outros processos, como a contratação de talentos para a equipe.

Para o empreendedor, essa visão é importante para movimentar o desenvolvimento da comunidade negra.

 

“Quando a gente contrata essas pessoas, enriquecemos o nosso quilombo e enriquecemos os nossos”, diz.

 

Apesar dessa forte ênfase no Black Money, Danilo reconhece a necessidade de operar no mercado mais amplo, já que o café é uma commodity e a empresa busca crescimento e destaque.

No entanto, mesmo inserido nesse contexto, o valor do Black Money é mantido na cadeia de compras.

 

“O Café Quilombo trabalha com dezenas ou centenas de fornecedores ao longo do ano, o que gera uma significativa pulverização de black money", afirma.

 


VEJA:


 

Onde encontrar o Café Quilombo

Café Quilombo - Academia Assaí
Café Quilombo valoriza raízes afro-brasileiras. Foto: Carlos Miguel Barros Silva/Divulgação Café Quilombo.

 

Após quase cinco anos de atuação, a marca Café Quilombo começa a reivindicar espaços nas gôndolas de supermercados.

Os produtos já são encontrados em lojas de três redes de supermercados na Grande São Paulo e a expectativa de Danilo é expandir a oferta do café para outros pontos de venda nos próximos anos.

Além disso, os produtos podem ser encontrados no site da marca, mirando consumidores no varejo e no atacado.

O Café Quilombo também tem um perfil no Instagram, onde divulga novidades sobre sobre os produtos vendidos pela marca.

 

 

Confira mais dicas em nosso blog. E acompanhe cursos e mentorias gratuitos, sem sair de casa, clicando aqui.

Patrocinadores do programa Academia Assaí

Patrocinadores Master

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Vendas por Encomenda

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Gestão Financeira

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Pizzarias

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Ambulantes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Todos podem Empreender

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Empreender na Prática

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Dogueiros e Food trucks

Conteúdo patrocinado por:

Arrifana patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros

Conteúdo patrocinado por:

Nestlé patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí
Sadia patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Bares e Lanchonetes

Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Restaurantes

Conteúdo patrocinado por:

Unilever patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Padarias e Confeitarias

Conteúdo patrocinado por:

Pilão patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Marketing e Vendas

Conteúdo patrocinado por:

Guaraná Antarctica patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí

Patrocinadores Minimercados e Mercearias

Conteúdo patrocinado por:

Yoki patrocinador dos cursos para empreendedores na Academia Assaí