Dicas
Dia das mães: 5 dicas para criar uma rifa e aumentar suas vendas
Postado em: 02 de Maio de 2025 às 13:10 Por Redação
Mesmo com o Dia das Mães batendo à porta, ainda dá tempo de aumentar as suas vendas. A data movimenta o comércio e é o segundo dia mais importante do ano para quem empreende - atrás apenas do natal. E, se você ainda não planejou nada para lucrar neste momento, temos uma dica: que tal uma rifa criativa para o Dia das Mães?
Fácil de fazer e bastante barata, a rifa é uma estratégia interessante para movimentar o seu faturamento neste comecinho de mês. Mas atenção: é preciso ser ágil para elaborar os seus brindes e começar a distribuir a sua rifa. Afinal, falta menos de uma semana para o Dia das Mães e cada segundo conta!
DIA DAS MÃES NA ACADEMIA ASSAÍ:
Ideias de produtos e serviços para vender e lucrar no Dia das Mães
Dicas de cestas personalizadas para vender no Dia das Mães
Pensando nisso, separamos sugestões valiosas para você se organizar e criar uma rifa atrativa. Confira os detalhes neste post do blog da Academia Assaí.
CRIANDO UMA RIFA PARA O DIA DAS MÃES: POR ONDE COMEÇAR?
O primeiro passo é definir qual produto ou combo do seu negócio será rifado. Como se trata de uma ação para o Dia das Mães, vale apostar em prêmios que tenham apelo emocional e agreguem valor à data. O prêmio precisa despertar o interesse do público e representar bem a qualidade do que você vende.
Tente pensar em opções como essas aqui:
- Uma cesta de café da manhã personalizada;
- Uma tábua de frios ou charcutaria;
- Um kit de bolos e doces especiais;
- Um almoço completo entregue em casa, ou;
- Um voucher no valor de determinado pedido.
Com o prêmio escolhido, é necessário calcular a quantidade de números a serem vendidos e o preço de cada um. Para isso, defina o quanto deseja faturar com a rifa. Lembre-se de incluir no cálculo o custo do prêmio e possíveis despesas adicionais, como embalagens ou taxa de entrega.
Por exemplo: se o custo da cesta que será rifada é de duzentos reais e você pretende arrecadar mil reais, o seu lucro será de oitocentos reais.
Fazer essa conta não é difícil. Veja só:
Para chegar no valor da rifa, divida o total que deseja arrecadar pelo número de bilhetes. Caso queira vender cem números, o preço de cada um será dez reais.
DIA DAS MÃES: conheça 5 dicas para vender kits especiais nesta data
Agora, se optar por um valor mais acessível, como cinco reais, precisará vender duzentos números. Essa decisão deve considerar o perfil do seu público e o alcance que você tem para divulgar a rifa.
Ao aumentar o número de rifas você dilui o preço para o cliente. Mas, para manter a margem de lucro, terá mais trabalho para conseguir alcançar compradores interessados. Ao mesmo tempo, quanto maior o número de rifas distribuídas, menores são as chances de cada participante levar o prêmio. Ter isso em mente é crucial.
COMO ORGANIZAR A MINHA RIFA DE DIA DAS MÃES?
A organização das vendas é fundamental para evitar confusões. Uma forma prática é criar uma tabela no papel ou no Excel, registrando os seguintes dados:
- Número da rifa;
- Nome do comprador;
- Telefone de contato;
- Forma de pagamento e;
- Status de pagamento.
Esse controle impede que um mesmo número seja vendido duas vezes ou que um pagamento não seja registrado. Você pode também utilizar ferramentas digitais que automatizam o processo, como Rifa Digital ou Sorteador, especialmente se pretende vender os números para pessoas de diferentes locais.
DIVULGANDO A MINHA RIFA DE DIA DAS MÃES
A divulgação da sua rifa de Dia das Mães precisa ser pensada como uma ação de marketing do seu negócio. Use todos os canais que já utiliza para vender ou se comunicar com clientes: grupos de WhatsApp, listas de transmissão, Instagram, Facebook e até TikTok, se tiver público na plataforma.
LEIA MAIS:
Faça imagens bonitas e atraentes ou vídeos curtos mostrando o prêmio e os detalhes da rifa. Informe claramente o que está sendo sorteado, o valor de cada número, as formas de pagamento, o prazo para participar e a data do sorteio. Também é válido incentivar os próprios clientes a divulgarem, oferecendo algum benefício para quem indicar novos participantes - como um cupom de desconto ou brinde.
Para potencializar os resultados das vendas da sua rifa de Dia das Mães, você pode oferecer descontos progressivos para quem comprar mais de um número. Outra ideia é criar parcerias com outros pequenos empreendedores, somando produtos no prêmio e ampliando a rede de divulgação.
COMO SORTEAR A RIFA?
Essa é a parte mais legal de todo o seu trabalho. O sorteio da rifa de Dia das Mães pode ser uma ação especial para o seu negócio, seja com a realização de um evento especial ou com a transmissão de uma live para movimentar as suas redes sociais.
Caso opte por fazer de forma presencial, é muito bacana bolar algo especial para reunir o seu público. Aqui no Blog da Academia Assaí oferecemos algumas sugestões de como elaborar um evento para o Dia das Mães em seu negócio. Vale super a pena conferir esse material.
Outra dica interessante, caso tenha em mente um evento, é pensar em registrar tudo. Filme o sorteio, a reação dos ganhadores e, se possível, consiga um depoimento da pessoa que ganhou os brindes do sorteio. E compartilhe tudo nas suas redes sociais para aumentar o seu engajamento.
CONFIRA:
Cardápio para o Dia das Mães: ideias afetivas e lucrativas
Descubra como planejar promoções o ano inteiro
Agora, se você optar por um sorteio online, você pode transmitir tudo ao vivo no Instagram ou Facebook, aumentando o engajamento com seu público.
Mas, independentemente do formato, o importante é garantir transparência, registrando ou transmitindo o processo. Sugerimos que você utilize sites online para fazer o sorteio da sua rifa, como o Rifa Digital ou Sorteador, que já mencionamos acima.
Após o sorteio, entre em contato com o ganhador para combinar a entrega do prêmio. Aproveite a oportunidade para registrar a entrega com uma foto ou vídeo, com autorização da pessoa, e divulgar nas suas redes sociais, agradecendo a participação de todos e reforçando a qualidade do seu produto. Isso ajuda a transformar a rifa em um conteúdo de marketing, fortalecendo sua marca.
HORA DE RECAPITULAR O PASSO A PASSO PARA ORGANIZAR SUA RIFA
- Escolha o prêmio com foco no Dia das Mães: pense no que as mães gostariam de ganhar e no que valoriza o seu produto.
- Defina a quantidade de números e o preço: calcule para garantir que, mesmo com todos os custos, a rifa traga lucro.
- Crie uma tabela simples para controle: pode ser no papel ou em planilha digital, anotando os números vendidos e os compradores.
- Capriche na divulgação da sua rifa: faça postagens com fotos atrativas do prêmio, convide os seguidores a participar e faça parcerias com comerciantes locais.
- Organize o sorteio: Organize um evento, transmita ao vivo ou grave o sorteio para compartilhar com os clientes.
A organização é essencial para evitar problemas. Quanto mais clara for sua comunicação, maior será a confiança do público e as chances de sucesso.
USE A RIFA PARA AUMENTAR SUAS VENDAS
Organizar uma rifa como parte do seu negócio de alimentação pode ser mais do que uma forma de lucro imediato: também é uma estratégia para atrair novos clientes, aumentar o engajamento e divulgar seus produtos de forma criativa.
Com atenção ao planejamento, controle das vendas, boa divulgação e um sorteio transparente, você potencializa os resultados e amplia o impacto da sua ação no mercado.
Por fim, mantenha o foco no relacionamento. Aproveite a rifa para criar uma lista de contatos, pedir feedbacks e oferecer novidades no futuro. Cada venda é também uma oportunidade de fidelização.
E aí, este conteúdo te ajudou a ter ideias para criar uma rifa de Dia das Mães? A Academia Assaí preparou muitos outros materiais para apoiar a jornada empreendedora de pessoas que buscam começar ou desenvolver um negócio no ramo da alimentação.
Confira mais dicas em nosso blog. E acompanhe cursos e mentorias gratuitos, sem sair de casa, clicando aqui.
Recentes
Patrocinadores do programa Academia Assaí
Patrocinadores Todos podem Empreender
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Vendas por Encomenda
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Ambulantes
Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Empreender na Prática
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Marketing e Vendas
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Restaurantes
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Padarias e Confeitarias
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Dogueiros e Food trucks
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Minimercados e Mercearias
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Pizzarias
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Bares e Lanchonetes
Conteúdo patrocinado por:


