Empreendedorismo
Comida caseira: oportunidades com a venda direta
Postado em: 28 de Agosto de 2020 às 11:39 Por Redação
Conheça algumas estratégias de venda direta para uma produção caseira de refeições
Para quem tem uma produção caseira de refeições, o aroma que sai das panelas é um grande atrativo para os clientes e vizinhos. Considerado uma tendência na gastronomia, o comfort food – termo que reúne as palavras “conforto” e “comida”, em inglês – é um conceito que valoriza a produção tradicional de pratos simples, saborosos e presentes na nossa cultura.
Com a popularidade do conceito, muitas pessoas passaram a ganhar dinheiro em casa, cozinhando pratos do dia a dia. Porém, com uma menor circulação de pessoas nas ruas foi essencial pensar em como se adaptar ao serviço de entrega. Enquanto alguns se uniram aos aplicativos de comida, como Rappi e iFood, outros decidiram fazer a venda direta - aquela realizada de uma pessoa para a outra, sem a necessidade de algum intermediário. Quando o processo é artesanal, a capacidade produtiva é menor, logo os empreendedores precisam avaliar muito bem como manter o preço atrativo para os clientes. Por este motivo, a venda direta é uma ótima alternativa, porque evita a necessidade de elevar o preço dos produtos para suprir o valor de taxas cobradas pelos aplicativos. Mas, ao mesmo tempo, quem decide vender sem intermediários precisa pensar em maneiras de fazer a entrega.
DEFINA UMA DISTÂNCIA PARA A ENTREGA
Avalie a sua capacidade de produção e a distância que pode fazer a entrega com ou sem custo. Se tiver alguém para te ajudar com as entregas será melhor, pois é possível agilizar o processo. No entanto, se você precisa se dividir nas duas funções, um raio de atuação menor pode te ajudar a fazer a entrega com mais agilidade, garantindo que o prato chegue quentinho para os clientes.
CONHEÇA AS NECESSIDADES DO SEU PÚBLICO-ALVO
A venda direta permite um atendimento personalizado e um relacionamento mais próximo, sendo um diferencial no momento de fidelizar o cliente. Você pode oferecer alguns pratos especiais, porções diferenciadas, assim como aproveitar esse contato mais próximo para perguntar o que eles gostariam que tivesse no cardápio.
FRETE GRÁTIS PODE SE TORNAR UM ATRATIVO
Quando a distância é curta ou tem uma encomenda maior, o frete pode ser reduzido ou grátis. Essa foi a estratégia que o ex-garçom Josué Nascimento Sales adotou para conquistar os clientes da sua empresa de massas caseiras. Confira a história dele na matéria Transformando um sonho em realidade
ENTREGA NA PORTA DE CASA
Em tempos de pandemia, o cuidado no contato com os clientes deve ser uma preocupação constante para evitar a contaminação. Caso eles possam retirar o prato na sua casa, estabeleça um horário para que não precise entrar e sair várias vezes da cozinha. Além disso, as embalagens devem estar fechadas e prontas para o transporte.
Gostou das nossas dicas? Caso a ideia seja terceirizar o serviço de entregas, você encontra no Portal da Academia Assaí Bons Negócios uma matéria para te ajudar com essa missão
Recentes
Foodbike de churrasco vira case de sucesso na Bahia
Como tornar o seu delivery eficiente
Como fazer renda extra no carnaval
Patrocinadores do programa Academia Assaí
Patrocinadores Restaurantes
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Marketing e Vendas
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Empreender na Prática
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Vendas por Encomenda
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Todos podem Empreender
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Minimercados e Mercearias
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Dogueiros e Food trucks
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Padarias e Confeitarias
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Pizzarias
Conteúdo patrocinado por:



Patrocinadores Boleiros e Salgadeiros
Conteúdo patrocinado por:


Patrocinadores Ambulantes
Conteúdo patrocinado por:

Patrocinadores Bares e Lanchonetes
Conteúdo patrocinado por:


