Negócios

Vender a pronta-entrega ou por encomenda? Veja os prós e os contras

Postado em: 25 de Março de 2025 às 00:27 Por Redação

Você trabalha com vendas por encomenda ou vendas a pronta-entrega? Definir o modelo de negócio é crucial para o seu empreendimento crescer e prosperar. Mas encontrar essa resposta nem sempre é fácil e depende de algumas variáveis.

Desde os objetivos do seu negócio, a sua capacidade de estocar produtos, a sua visão gerencial e estratégica, a logística das suas vendas e o cálculo de riscos de cada modelo.

Para te ajudar, bolamos uma lista com os prós e contras de vender por encomenda e vender a pronta-entrega. Bora conferir?

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Vendas a pronta-entrega e vendas por encomenda: quais as diferenças?

A escolha por uma ou outra estratégia de vendas impacta diretamente no modelo de negócio que você pretende montar.

Enquanto as vendas por encomenda envolvem a produção de um único produto para um cliente específico, ou para uma lista pré-determinada de clientes, a venda a pronta-entrega tem relação com a produção de produtos em maior escala para o consumidor amplo. 

Essa diferença é fundamental. Trabalhar sob encomenda significa entregar produtos de alta qualidade, em geral. A busca é por atender às necessidades específicas de cada cliente, personalizando o produto final. O valor agregado deste tipo de produção é maior. Quanto mais específica a demanda e a necessidade de trabalho artesanal para a execução do produto, maior o valor cobrado pelo profissional.

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Do outro lado, a produção a pronta-entrega visa a redução dos custos operacionais para o fornecimento de produtos em maior quantidade com o menor preço possível ao consumidor final. O preço, aqui, é determinante. E o volume de vendas, também. O produto precisa ser bom e barato. Afinal, o consumidor amplia as chances de comparação com a concorrência, buscando aquilo que melhor contemple as suas necessidades e limitações financeiras. E o empreendedor precisa garantir a sua lucratividade a partir do cálculo de quantos produtos deve vender por determinado preço, para manter seu equilíbrio orçamentário.

Existe ainda o fator logístico: vendas por encomenda exigem, de maneira mais comum, a capacidade de o empreendedor garantir a entrega do produto até o cliente. E as possibilidades são bastante ampliadas. É possível vender para um cliente fora de sua cidade, estado ou país. No entanto, é preciso calcular os custos com o frete e entender como precificar esse valor ao cliente. Outro ponto importante, é a escolha de serviços e modalidades de entrega e transporte que preservem a qualidade do produto e aliem confiança com agilidade.

Para empreendedores de comidas e bebidas, é preciso ficar atento com a conservação dos alimentos durante o transporte e os prazos de validade para consumo. Um ovo de chocolate artesanal produzido com ingredientes orgânicos no Norte do país chegaria em condições adequadas de consumo para a pessoa que efetuou a compra na Região Sul? Entender questões específicas como essa é crucial para esse modelo de negócio.

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Na venda a pronta-entrega, o fator logístico está relacionado com o armazenamento da produção. As vendas em geral estão limitadas ao ponto fixo em que o estabelecimento ou empreendedor está localizado - mesmo no caso de vendedores ambulantes. É possível trabalhar com pronta-entrega e efetuar vendas para clientes de fora de seus limites geográficos, mas isso requer cuidados especiais e um planejamento logístico ainda maior. É preciso entender que o consumidor que busca a pronta-entrega quer o produto o mais rápido possível. Garantir isso é primordial.

Quando falamos em armazenamento da produção, precisamos ter na ponta da linha os custos envolvidos. O estoque vai precisar de muito espaço, iluminação, aquecimento ou refrigeração? Tudo isso deve ser planejado. Também é preciso produzir de acordo com a sua demanda. Não é vantajoso ter um excedente, afinal seu produto pode estragar ou ficar encalhado. Também não é interessante ter uma produção tão baixa, que faça seu estoque acabar rapidamente e obrigue o seu consumidor a procurar pelo produto em outro local.

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Quais os prós e contras de vender a pronta-entrega?

Agora que você já entendeu as diferenças entre vender por encomenda e vender a pronta-entrega, é hora de compreender as vantagens e desvantagens de cada modelo ao seu empreendimento. Vamos começar pelas vendas a pronta-entrega.

Essa estratégia de negócio costuma trazer vantagens como a rapidez na entrega e a redução do risco de inadimplência. No entanto, também implica custos de armazenamento e riscos de obsolescência do seu produto - ou seja, que ele fique defasado em relação ao que é oferecido pela concorrência, seja em relação à qualidade ou ao preço.

Aqui vão algumas vantagens: 

  • Entrega rápida: O cliente não precisa esperar pela chegada ou fabricação do produto. 
  • Redução do risco de inadimplência: O cliente leva a mercadoria no momento do pagamento. 
  • Aumento das vendas: A pronta-entrega atrai clientes que valorizam agilidade na entrega. 
  • Fidelização do cliente: A pronta-entrega fortalece a fidelização do cliente. 

Agora, as desvantagens:

  • Custos de armazenamento: Manter produtos prontos para a entrega implica custos de armazenamento.
  • Riscos de obsolescência: Existem riscos de que os produtos fiquem obsoletos.
  • Compromisso do capital de giro: Manter produtos prontos para a entrega compromete o capital de giro.

Quais os prós e contras de vender por encomenda?

Vender por encomenda tem vantagens como a possibilidade de personalização e economia de espaço, mas também desafios como prazos de entrega mais longos. 

As vantagens:

  • Personalização: É possível personalizar os produtos de acordo com as necessidades do cliente. 
  • Economia de espaço: Não é preciso ter um espaço físico para estocar os produtos.
  • Redução de custos: Não há custos de armazenamento de produtos que não são vendidos.
  • Maior valor agregado: Quanto maior o nível de qualidade para a entrega do produto, como a utilização de recursos artesanais, matérias-primas, quantidade da encomenda e personalização, maior o valor a ser precificado ao cliente. 

As desvantagens:

  • Prazos de entrega: O tempo de espera pelo produto pode ser maior. Deixe claro ao seu cliente, estabelecendo uma boa comunicação.
  • Incerteza na demanda: Pode haver incerteza sobre a quantidade de produtos que serão vendidos. 
  • Limitações na personalização: Pode ser difícil personalizar os produtos sem que o cliente peça vários ajustes. 
  • Gestão da cadeia de suprimentos: É preciso gerir bem a cadeia de suprimentos para garantir o fluxo de pedidos. 

Qual é o melhor modelo: pronta-entrega ou encomenda?

A escolha entre vender por encomenda ou à pronta-entrega depende das necessidades da empresa. Algumas empresas trabalham com os dois métodos, oferecendo alguns produtos à pronta-entrega e outros sob demanda.

E aí, este conteúdo te ajudou a definir qual o modelo de vendas para o seu negócio? A Academia Assaí preparou muitos outros materiais para apoiar a jornada empreendedora de pessoas que buscam começar ou desenvolver um negócio no ramo da alimentação.

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